Pretendemos dar resposta à necessidade de apoio às famílias que não vêem resposta adequada na escola pública ou privada e que gostariam de ter os filhos em regime de ensino doméstico/individual, mas que pelas razões mais variadas não podem, ou não querem, ter os filhos exclusivamente em casa.
Aprendemos mais e melhor quando aprendemos uns com os outros.
Por isso, propomo-nos a ser a família fora de casa, a ser o grupo de amigos, a ser facilitadores da aprendizagem, sempre de mãos dadas com as famílias.
A comunidade compromete-se, com as famílias, a respeitar a singularidade de cada criança e nutrir o que de melhor há nelas, bebendo da sabedoria e provas dadas de métodos pedagógicos referenciados e certificando-nos que temos um equipa capaz e alinhada com o propósito, para avançarmos juntos, com confiança.
Factores de Diferenciação
Autonomia Pedagógica
Respeito pela Individualidade de Cada Criança
Ambiente Familiar
Responsabilidade e Autonomia
Sentido Crítico
Bem Estar Socio-Emocional
Aprender a Fazer, Fazendo
Resolução de Problemas e Criatividade
Cooperação, Respeito e Empatia
Autoconhecimento
Desenvolvimento da Psicomotricidade
Comunidade de Apendizagem
Orientação Pedagógica
A nossa comunidade de aprendizagem integra diversas metodologias centradas no aluno, como a Pedagogia de Projetos, a Escola da Floresta, o Outdoor Learning e o Coyote Teaching, criando um ambiente educativo rico e diversificado. Na Pedagogia de Projetos, as crianças envolvem-se em projetos individuais ou em grupo, alinhados aos seus interesses e ao currículo nacional, resultando em um portefólio de aprendizagens multidisciplinares que respeita a individualidade de cada aluno. A Escola da Floresta, por meio do Clube Exploradores da Natureza, proporciona um contato diário com o ambiente natural, promovendo benefícios como aumento da autoestima, autonomia, curiosidade, consciência corporal, capacidades motoras e competências colaborativas. O Outdoor Learning reforça estas experiências ao conectar vivências ao ar livre com aprendizagens formais, tornando-as mais significativas e completas. Finalmente, a metodologia Coyote Teaching, através da Arte da Mentoria, estimula a curiosidade e a busca por conhecimento mediante o questionamento, incentivando um aprendizado profundo e investigativo. Juntas, estas abordagens promovem uma educação integral, onde a criança é protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.
Currículo
Complementar
-
Horticultura
-
Culinária
-
Artes Criativas (música, expressão dramática e corporal, expressão plástica)
-
Construção/Carpintaria/Engenharia/Robótica/Mecânica
-
Literacia Financeira e Enpreendedorismo
-
Actividades Intergeracionais de Preservação de Saberes
O Papel da Espiritualidade
A educação é muito mais do que a componente lectiva.
Se o nosso propósito é acarinhar o crescimento do Ser Humano, não podemos ignorar a espiritualidade.
Quando falamos em espiritualidade não falamos em religião nem em qualquer moda "new age". Falamos sim, da conexão com o todo e o eu. Falamos na importância da relação connosco e de que forma nos apresentamos e interagimos com o mundo.
Trabalhamos este aspecto através do questionamento. Talvêz já tenham ouvido falar em filosofia para crianças ou do método socrático, pois, a ideia é a mesma. Vamos desafiá-los a olhar para as suas atitudes, a vêr a sua pegada na comunidade , no mundo, no universo, no todo...
De dentro, para fora.
Como é o Nosso Dia?
O nosso dia divide-se em momentos.
Num primeiro momento brincamos e depois relaxamos e reflectimos. O que vamos fazer hoje?
No segundo momento, aprendemos Português, Matemática ou Inglês e trabalhamos nos nossos projetos, partilhamos com os colegas, tiramos dúvidas e investigamos.
Num terceiro momento atiramo-nos de cabeça na prática com as nossas oficinas. Experimentamos o que vamos aprendendo, desafiamo-nos e testamos as nossas capacidades e limites.
Terminamos o dia de cabeça para baixo: refletimos, relaxamos e ainda sobra tempo para brincar na Escola da floresta.
No Clube - Exploradores da Natureza, vamos mais além, aprendemos a gerir o risco, a desenvolver a autonomia, a cooperação e a relação com o corpo e a natureza. Cheiramos, Sentimos e provamos a liberdade na conexão com a natureza.
Vão haver dias que serão diferentes e híper excitantes!
Vamos sair da comunidade e visitar outros sítios. Pode ser uma saída relacionada com os projetos em que estão a trabalhar, pode ser uma visita a outra comunidade (conhecer outras crianças, ideias diferentes e maneiras diferentes de fazer as coisas), pode ser um projeto que queremos desenvolver na comunidade, pode ser que alguém nos faça uma visita a nós e nos mostre como se faz alguma coisa...as possibilidades são infinitas!
À primeira vista, pode-vos parecer que as crianças passam a maior parte do tempo a brincar. Do ponto de vista delas, é o que elas poderão sentir também...ainda bem.
Para os pais, fiquem descansados. Todas as atividades são planeadas de forma a potenciar as aprendizagens do currículo, trazê-lo à vida, como algo concreto e aplicável na realidade.
No dia em que eles construírem um simples banco de madeira, vão aprender que a matemática e a física são essenciais. Porque é que um banco não se segura em duas pernas? Porque cai se uma perna for mais comprida que a outra? A verdadeira aprendizagem, a que fica, é isto!
Informações Adicionais
A Comunidade de Aprendizagem estará disponível para receber as crianças e as famílias desde o início de Setembro até ao final de Julho, a partir do ano letivo 2024/25 no horário entre as 9h e as 18h.
O Clube - Exploradores da Natureza funcionará a par da Comunidade de Aprendizagem e também de forma independente, aberto a crianças externas, de Setembro a Julho em várias modalidades.
Podem consultar preços e modalidades de frequência aqui.