A Ser Comunidade é um coletivo de tutores dedicados ao apoio à educação e à família.
O nosso objetivo principal é, através de uma educação diferenciada das nossas crianças e jovens, desenvolver atividades em benefício da comunidade, promovendo uma relação mais próxima com a natureza e as artes, a partilha de saberes e o convívio intergeracional.
Oferecemos, através da nossa comunidade de aprendizagem, um programa de apoio ao ensino doméstico e individual, inspirado na Escola da Ponte, Pedagogia Waldorf, Montessori, Escola da Floresta Dinamarquesa e outros movimentos e pedagogos que nos tocam a alma.
Para além da comunidade de aprendizagem oferecemos também um serviço de ocupação dos tempos livres e integramos um programa de contacto com a natureza e exploração livre através do nosso Clube - Exploradores da Natureza, inspirado no movimento das escolas da floresta.
Somos uma comunidade capaz de aprender e ensinar, num processo simbiótico, onde o Ser se sobrepõe Parecer.
Aqui, abrimos espaço para que crianças e jovens possam atingir o seu potencial máximo como seres humanos completos.
Quem Somos
e o que Fazemos
Como Chegamos Aqui
Este projecto nasce do Amor e da Necessidade de um Coração de Mãe.
Sabem quando eles estão distraídos a brincar e vocês conseguem vêr todas as possibilidades, todo o potencial, o mundo inteiro que existe dentro deles?
Ser Humano (Homo Sapiens) é o termo utilizado nas ciências para caracterizar a espécie de vida evolutiva que se difere das demais pela sua inteligência, razão e criatividade.
SER (verbo) Humano, diz-se de quando demonstramos empatia, respeito, amor, consideração por nós e pelo próximo.
O meu desejo para a minha filha e para os vossos também, é que eles possam ser os melhores Seres humanos na plenitude do sentido.
De Carla Pereira, para a minha filha, Maria Pereira-Mitchell
Valores
Amor
O Amor abrange tudo aquilo que almejamos representar. A liberdade, o respeito, a responsabilidade, a honestidade, a empatia, a solidariedade...
Esta passagem, que escolhi pela beleza das palavras e profundidade dos sentimentos, não necessita de explicações.
1 Corintios 13
"Se falo nas línguas dos homens e dos anjos, mas não tenho amor, sou apenas um gongo retumbante ou um címbalo claudicante.
Se eu tenho o dom da profecia e posso compreender todos os mistérios e todo o conhecimento, e se eu tenho uma fé que pode mover montanhas, mas não tenho amor, eu não sou nada. Se eu der tudo o que possuo aos pobres e entregar meu corpo às chamas, mas não tiver amor, não ganho nada.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não é rude, não é egoísta, não se irrita facilmente, não guarda registro de erros. O amor não se deleita com o mal, mas alegra-se com a verdade. Protege sempre, confia sempre, espera sempre, persevera sempre.
O amor nunca falha."[...]